segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Base Aérea recebe público no Dia do Aviador e milhares de pessoas participam do evento

Logo que a Base Aérea de Fortaleza abriu os portões para livre acesso da população, de forma muito bem organizada os soldados da Aeronáutica orientaram o tráfego para a entrada e  deslocamento de centenas de veículos até o pátio de estacionamento da Base Aérea, de onde os visitantes saíam para conhecer a exposição. E assim foi durante todo o dia. Ao longo da visita militares de Aeronáutica prestaram informações acerca dos equipamentos e orientavam os presentes, quando solicitados. E grupos de militares ajudavam os presentes, na subida até as cabines de comando das aeronaves, para serem fotografados e conhecer de perto um pouco da aviação.

Em um domingo movimentado milhares de pessoas visitaram a Base Aérea de Fortaleza, para comemorar o Dia do Aviador, que é comemorado no dia 23 de Outubro. O dia de homenagens começou às 6h30h, com a quinta edição da Corrida da ASA, que aconteceu na área interna da base aérea. Logo na entrada foram arrecadados centenas de quilos de alimentos não perecíveis, em uma ação de solidariedade.

Uma equipe do Instituto Portal Messejana esteve presente e fez inúmeras fotografias da exposição (galeria de fotos no final desta matéria). Um jovem presente, Claudio Pereira, disse que estava muito empolgado porque nunca tinha entrado anteriormente na Base Aérea. Estava com o equipamento fotográfico de seu pai visitou de perto todas as aeronaves e demonstrando sua admiração por todo o evento. Afirmou que deveria acontecer mais vezes durante o ano, pela oportunidade de conhecer equipamentos  

Na comemoração foram apresentados diversos tipos de aeronaves e equipamentos. Algumas delas estavam em um hangar e puderam receber o acesso de todos aqueles que desejavam conhecer suas cabines e nelas entrar para fotografias.  

Todos demonstraram amplo interesse e crianças, jovens, adultos  fotografaram bastante a exposição, que culminou com o salto de vários paraquedistas, inclusive com o músico e piloto Waldonys abrilhantando o evento com um show de música após seu salto com a bandeira do Brasil. O sanfoneiro era uma das atrações mais aguardadas pelo público, que se divertia, enquanto se informava acerca do trabalho da FAB.

A cada duas horas, durante a programação, aconteceram saltos de paraquedistas. A organização do evento estima que pelo menos 30 mil pessoas passaram pelo local.

As crianças ainda puderam aproveitar um espaço especial, com pula-pula e brincadeiras. Mas o que queriam mesmo era observar os equipamentos e as engrenagens das aeronaves e veículos militares expostos. Algumas expressavam o desejo de querer ser piloto. Aliás, o fascínio por voar era geral nas pessoas.
 
Um misto de demonstração de respeito ao trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e satisfação de conhecer como funciona a infraestrutura interna da Base Aérea de Fortaleza podia ser observado no rosto de cada uma das cerca de 30 mil pessoas que compareceram ao evento “Portões Abertos”.

Assim os visitantes participaram de evento comemorativo pelo Dia da Força Aérea Brasileira e pelo Dia do Aviador. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará deverá realizar também uma homenagem à Força Aérea Brasileira (FAB).


Nenhum comentário: