quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Turismo no Maranhão - "Não dá para descrever, tem que conhecer"


SUL DO MARANHÃO

Uma época boa para visitar o sul do Maranhão, partindo da cidade de Balsas e passando por Riachão e Carolina e registrando locais paradisíacos através de fotografias e vídeos. Na matéria estão detalhes dos locais visitados e dicas sobre todos os passeios que a equipe do Portal Messejana documentou. Agradecimentos especiais a todos que contribuíram de uma forma ou de outra para nossa acolhida maravilhosa em todos os locais.

O PERCURSO DE FORTALEZA ATÉ BALSAS

A viagem, realizada no mês de junho, durou 11 dias e rodados um total de mais de três mil quilômetros. Para chegar a Balsas, no sul do Maranhão (veja no Google) temos que atravessar todo o Ceará, passar pelo Piauí e então entrar em solo maranhense.
 
O percurso inicial foi pela BR-020. De Fortaleza a Canindé, Ceará, a estrada está com alguns trechos danificados, a exemplo de muitas rodovias no país. A partir de Canindé o asfalto e a sinalização melhoram. O objetivo era alcançar Floriano, no Piauí. Ao chegar a Floriano existe uma ponte, que separa os estados do Piauí e Maranhão. A travessia de moradores locais pode ser feita também através de barcos que navegam todo o dia. A título de curiosidade e registro fizemos a travessia, com o comandante “Chiquinho” e fotografamos o Rio Parnaíba. Já no Maranhão, mais 410 quilômetros até o primeiro destino – Balsas, em uma rodovia muito bem conservada e sinalizada adequadamente. Vale destacar, sob o ponto de vista de segurança, que em nenhuma das passagens nossos veículos foram parados em postos policiais, como também em todo o trajeto há falhas por não indicar os postos de emergência ou mesmo sequer existem, para atendimento dos viajantes.

A CIDADE DE BALSAS

Balsas é uma cidade em franco desenvolvimento, uma das principais do Estado em termos de arrecadação, pelo cultivo de soja, principalmente. É um lugar que não dá para se descrever facilmente, é preciso conhecê-la e vivenciar seus encantos.
A cidade de Balsas é cortada pelo rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova. Sua economia se destaca pela forte indústria de grãos, com grande destaque para a soja, sendo um dos maiores produtores do Nordeste, além de indústrias extrativas de óleo de babaçu, transformação do buriti e fibras de palmáceas, como o tucum.

Atrativos

Rio das Balsas como era chamado, é o maior objeto de turismo do município, além da beleza límpida de suas águas que encanta os olhos, é um local de lazer, esporte e encontros das pessoas que vivem em Balsas. Considerado o maior ponto de encontro para todos que visitam e mora nesta cidade tão querida. O rio tornou-se uma atração principal de lazer para todos, como o festival de verão à Beira Rio, shows, e muita curtição a beira do rio como descidas de bóias, passeios de lanchas, jet-ski e a tradição da descida nas balsas feitas de buriti, onde foi à primeira embarcação da cidade.

AS “TRÊS MARIAS”

É importante mencionar as belezas do conjunto das três belíssimas quedas d'água que formam a cachoeira das Três Marias, a 50 km da cidade de Balsas, sentido a cidade Riachão/Carolina. O visual no meio da chapada serve de colírio para os olhos de seus visitantes. É outro grande atrativo da cidade, com seu belíssimo cenário de paisagismo natural, que impressiona a todos que visitam esse lugar belíssimo.

A equipe do Portal teve o prazer de desfrutar no restaurante do casal Braga e Nazaré, um delicioso cardápio, que já se tornou a tradição do local: Peixe frito: “Tambaqui”, Galinha Caipira e a Carne de Sol.

A CHAPADA DAS MESAS
 
Após dois dias em Balsas a equipe do Portal Messejana se dirigiu para Riachão, município vizinho, a 70 quilômetros, para conhecer a Chapada das Mesas, como a Pedra Caída, o Itapecuru e as Cachoeiras do Rio Cocal, com destaques para o Lago Azul e a Cachoeira de Santa Bárbara.  

Seguimos rumo à Chapada das Mesas, com uma área de 160 mil hectares, abrangendo os municípios de Carolina, Estreito e Riachão, no centro-sul do sertão Maranhão. Está localizada a 50 metros da BR-010, 35 km distante de Carolina, numa linda região de serras, 60 km distante de Estreito, 180 kmde Imperatriz e 170 km de Araguaína, onde se escondem os cerrados mais preservados do Brasil e apresentam paisagens de grande beleza.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi escolhido pelo Portal Messejana, pela riqueza natural, não muito degradado, e para que haja mais divulgação para um Turismo de forma sustentável naquele ambiente rico em fauna, flora, formações rochosas e cachoeiras exuberantes. O parque foi criado em dezembro de 2005 e está inserido nas metas dos órgãos ambientais em aumentar áreas protegidas do bioma Cerrado.

A região desta nova chapada ainda apresenta uma riqueza enorme em espécies vegetais e animais, e não muito conhecida pele população maranhense e outros estados. O relevo dessa região exibe curiosas formações rochosas e gigantescas esculturas naturais. E no meio da vegetação exuberante revelam-se cachoeiras inacreditáveis e até pinturas rupestres de índios ancestrais.

A Chapada das Mesas recebeu este curioso nome devido à formação dos morros que a compõem, pois grande parte deles possui o formato de mesa, daí o nome da chapada e o porquê do plural no nome (mesas).  São várias as formações rochosas que formam a Chapada das Mesas, como o Morro do Chapéu, Morro do Dedo, Morro do Gavião, Portal da Chapada, Morro do Macaco e muitos outros cenários de muita beleza. E ao longo do percurso várias cachoeiras poderão ser vistas como as mais exuberantes:

SANTUÁRIO DA PEDRA CAÍDA

Às margens do rio Tocantins, Carolina é uma cidade que reserva grandes surpresas para quem aprecia um Turismo Ecológico e de aventura. A Pedra Caída é considerada hoje o maior santuário ecológico, com cachoeiras, morros, trilhas, cânions, piscinas de águas minerais, sem contar que você também pode praticar um rappel, tirolesa, trekking, boia cross, em um ambiente seguro e com guias muito bem capacitados. Durante os roteiros principais da Pedra Caída, acompanhados pelo guia “Preá”, que aparece nos vídeos produzidos pelo Portal, a equipe seguiu viagem para o Itapecuru.

CACHOEIRAS DO ITAPECURU

Ao chegar os visitantes têm contato com um deslumbrante visual de duas cachoeiras que tornam o ambiente de Itapecuru um dos atrativos mais frequentados da região. Com várias opções de entretenimento, como caiaque, boias, e o banho delicioso das cachoeiras, o visitante ainda tem a opção de desfrutar o cardápio regional e curtir o dia toda a beleza, aliando-se a um ambiente saudável, confortável e descontraído.

Lá você encontrará as duas lindas cachoeiras que caem de 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Serviço de bar, restaurante e chalés, têm energia abundante, serviço telefônico entre outras coisas.

CACHOEIRAS DO RIO COCAL

Lago Azul e a Cachoeira de Santa Bárbara

Ficam localizados no Rio Cocal, no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina e a 28 km de Riachão, por estrada carroçável. São um dos lugares mais paradisíacos da Chapada das Mesas, as águas cristalinas com piscinas naturais, encantou toda a equipe do Portal Messejana.

O Poço Azul e Cachoeira de Santa Bárbara, com a transparência da água e seus tons azulados de suas piscinas naturais, nos convidaram para um mergulho inesquecível no meio da chapada.
 
Com todos estes atrativos o Parque Nacional da Chapada das Mesas vem se tornando uma alternativa para o turismo no Maranhão, embora não muito divulgado pelo estado, ficando assim, esta área de uma beleza natural sendo quase desconhecida pelo o turista de uma maneira geral, e o Portal Messejana vai deixar registrado em várias galerias de fotos, vídeos e reportagens sobre esse passeio que vale à pena ser visitado. Se você gosta de viagens recheadas de aventura e paisagens arrebatadoras, o Parque Nacional da Chapada das Mesas no Maranhão pode ser seu próximo destino, e como dizem na região: “Não dá pra descrever, tem que conhecer!


Telefones para contatos:
Prefeitura Municipal de Carolina: 99 -3531-2562
Pedra Caída (99) 3531-2426/3531-2318
Hotel Águas do Vale - Balsas/Ma (99) 3541-4305
PousadaCachoeiras do Itapecuru - Fone - (99) 3531-2436

Nenhum comentário: