sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Museu de Cera Madame Tussauds: tudo começou em Londres


O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais em, Nova Iorque, Washington, D.C., Las Vegas, Los Angeles -Hollywood, Berlim, Amsterdã, Hong Kong, Xangai, Blackpool, Sydney, Viena, Banguecoque, Orlando e Tóquio.

Inaugurado em 1884, o museu Madame Tussauds de Londres expõe as figuras de personagens famosos feitas em cera. Sua qualidade e a inovação o converteram no museu de cera mais famoso do mundo.

 

Madame Tussauds

Marie Tussaud (1761-1850), nasceu em Estrasburgo, França, trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação da cera, que ensinou essa arte a Tussaud. Começou sua carreira modelando em cera, máscaras de vítimas da Revolução Francesa. Ela se mudou para a Inglaterra em 1835, fez uma mostra de seu trabalho na Baker Street perto do endereço do atual museu. Suas técnicas convencionais ainda são usadas para criar figuras da realeza, políticos, atores e astros da música pop e heróis do esporte.

Há citações do museu em livros de Júlio Verne como o "Volta ao mundo em 80 dias".
Lady Gaga soma 21 estátuas espalhadas pelos museus Madame Tussaud, sendo a recordista.

História do museu de cera Madame Tussauds

O Museu de Cera não tem data de criação definida oficialmente, mas foi a partir de 1835 que se estabeleceu em Londres, próximo ao local em que se situa hoje. Antes disso, Marie Grosholtz, a Madame Tussauds, percorria as ilhas britânicas expondo suas esculturas para o público.

Marie Grosholtz nasceu e cresceu na França e aprendeu a arte de modelagem em cera com o médico Dr. Philipe Curtius, para quem sua mãe trabalhava como governanta. As exposições de Curtis eram famosas e, logo, o talento de Marie também foi notado. Quando Curtis morreu, deixou sua coleção para Marie que, mais tarde, se casou com o engenheiro francês François Tussauds.

 

A França sofria nesta época com a Revolução e, para continuar suas exposições, Marie decidiu ir para o Reino Unido, junto de seu filho mais velho. Em 1822, o naufrágio de um navio a fez perder muitas de suas peças. O museu de cera sofreu outra baixa em 1925, em um incêndio que destruiu relíquias da era napoleônica. Em 1940, durante um bombardeio da Segunda Guerra Mundial, mais de 300 figuras foram destruídas. Dez anos depois, Madame Tussauds faleceu. Suas criações, no entanto, permanecem em exposição, ao lado de diversos bonecos novos, constituídos desde aquela época.

Vale a pena o passeio no Madame Tussauds?

Apesar do preço alto, a entrada para o museu de cera vale a pena – desde que você não tenha visitado outro Madame Tussauds, claro. Impossível não se divertir tirando fotos ao lado dos Beatles, da Família Real e de diversos outros ícones da história. Com alguma disposição, você vai entrar no clima rapidinho.

Cada uma das salas apresenta um grupo de celebridades e normalmente elas são reunidas com algum critério. Por exemplo, casais costumam ficar abraçados ou perto um do outro. E a atenção ao detalhe é bem grande: um dia depois do anúncio da separação de Brad Pitt e Angelina Jolie, em 2016, funcionários do museu já separaram as estátuas.

Essa dedicação e busca pela verossimilhança se encontra em todas as etapas do passeio. Se você parar do lado de uma das estátuas, vai ficar surpreso, na maioria dos casos, com o grau de realismo que elas possuem. É de ficar de boca aberta (mesmo!).

Atrações do Madame Tussauds – além das estátuas

Além da exposição principal, com personalidades enceradas, o museu oferece ainda duas opções de entretenimento, já inclusas no pacote: um cinema 4D com heróis da Marvel e um passeio de terror com atores, no estilo da London Dungeon e London Bridge Experience.

Ambas as atrações paralelas são bem bacanas e rendem boas risadas. Crianças pequenas, porém, podem sentir muito medo na hora de encarar as agruras do Scream, o túnel de horrores do museu. Preste atenção ao aviso na entrada: se você não encostar nos atores, eles não vão encostar em você. Na pior das hipóteses, feche os olhos do seu filho e siga em frente.

 

Exposições

·         O museu tem diferentes exposições que organizam os bonecos em diferentes categorias. Estas são algumas das nossas seções preferidas:

·         Festa VIP: Na primeira das salas do museu se celebra uma grande festa na qual os convidados são grandes celebridades, como Morgan Freeman, Leonardo DiCaprio, Nicole Kidman, Brad Pitt ou Angelina Jolie.

·         Zona de esportes: Trata-se de uma zona onde estão alguns dos grandes esportistas, como Tiger Woods, Mohammed Ali e Pelé.

·         Encontro com a realeza: Como não podia deixar de ser, no museu é possível encontrar a realeza. A rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e alguns outros membros da família real se mostram mais acessíveis que nunca.

·         Cultura: Na área dedicada à cultura se reúnem alguns dos grandes gênios de todos os tempos, como William Shakespeare, Albert Einstein, Stephen Hawking, Pablo Picasso e Charles Darwin.

·         Líderes mundiais: Nunca foi tão fácil seguir de perto os grandes líderes mundiais. Nessa área estão Barack Obama com Margaret Tatcher, Winston Churchill, Nicolas Sarkozy, Ronald Reagan, Tony Blair e Martin Luther King.

·         Câmara dos horrores: Trata-se de uma área em que vários atores tentam infundir terror nos visitantes.

·         O espírito de Londres: A bordo de um dos táxis pretos da atração é possível viajar através do tempo para reviver a história de Londres.

·         Super-heróis da Marvel em 4D: Alguns dos super-heróis mais conhecidos da Marvel unem as suas forças contra o mal em um divertido filme 4D.

Sempre cheio

As figuras do museu são feitas com todo tipo de detalhe, mostrando uma grande qualidade em relação às figuras de outros museus de cera.

Apesar do preço alto, o museu Madame Tussauds é um dos mais visitados de Londres e costuma haver muita gente a qualquer hora do dia. Para evitar as aglomerações, o melhor é tentar chegar na hora em que abre ou durante o almoço. Comprando os ingressos pela internet, há importantes descontos.

Museu de cera Madame Tussauds -  Clique aqui! 

Nenhum comentário: